quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Semana 5

As atividades propostas foram desenvolvidas com facilidade pelos alunos.
Trabalhei só português e matemática esta semana por estar sentindo a necessidade dos alunos de trabalharem mais estas duas matérias, já que muitas vezes elas ocorrem sem que eles a percebam dentro do planejamento.
Também acharam interessante a tabela com os votos dos candidatos da região, pois muitos não tinham se dado conta do número de votos que os candidatos haviam feito.
Também vale registrar que na sexta - feira os alunos me fizeram uma festa surpresa, após o recreio, pelo dia do professor.

Semana 4

Esta semana por ser uma semana especial foi bastante tumultuada, pois tivemos desfile de fantasias, recreio prolongado e até ida ao teatro fora do que havia sido previsto.
As atividades de um modo geral ocorreram de forma pacata e sossegada, sem maiores percalços em seus desenvolvimentos.
Nossa ida ao teatro foi um acontecimento todo especial, pois os alunos tinham vindo fantasiados para a escola, já que esta era uma das propostas da semana da criança, e justamente neste dia tiveram que sair e ir ao centro da cidade assistir ao teatro. Fomos de ônibus, mas mesmo assim fomos atração a parte, pois eramos os únicos fantasiados no Centro de Cultura, além dos atores da peça. As atividades de quinta e sexta- feira foram muito interessantes, pois os alunos precisaram mostrar a sua criatividade e sua imaginação a todo o tempo. Mas no final deu tudo certo e os trabalhos ficaram bem bons.

Semana 3

Durante esta semana me senti muito angustiada, pois tive que fazer várias mudanças em meu planejamento e não sei se o que fiz foi bom o bastante. A única coisa que sei é que estou dando o máximo de mim e tentando desempenhar da melhor forma possível o meu papel em sala de aula, perante meus alunos.
Quanto ao vídeo que o pai da aluna Pietra nos enviou, foi muito interessante, pois os alunos além de terem curiosidade de conhecer o pai da colega também estavam muito curiosos para ver como funcionava um estúdio de TV, em seus bastidores. O pai foi muito simpático em sua fala, identificou-se como o pai da colega e deixou uma mensagem a todos. De volta a sala foi bem difícil conduzir o trabalho com revistas, pois o assunto da manhã era o pai da colega e o que haviam visto no vídeo. Notei que os alunos têm muita dificuldade de pesquisar, mesmo na internet, já que querem o site, o que é para copiar e tudo mais. Eles acham que pesquisar é copiar, ou imprimir, tudo o que tem na página e mais nada. Apesar da dificuldade eles acabaram encontrando o que é pasquim, é claro que tive que simplificar as coisas e explicar para eles com palavras do vocabulário de seus cotidianos.
Na atividade de sexta-feira vi o quanto meus alunos ainda precisam de ajuda na hora de registrar o que lêem e sabem. Ainda lhes falta muita coisa na hora de escrever sobre um assunto pré- determinado e que não faz parte de seu dia a dia.
Sei que muita coisa poderia ter sido feito de forma diferenciada, mas estou dando o máximo de mim e procurando fazer o meu melhor.

Semana 2

Na terça - feira foi aquele caos total nas aulas de Filosofia e Educação Física, onde mais me stressei do que qualquer outra coisa, e não podia interferir no trabalho dos meus colegas.
Na quarta - feira a nossa ida ao teatro foi bastante calma, só que acabamos ficando mais de meia manhã fora da escola e isto de uma maneira ou outra acaba interferindo no rendimento da aula. Quanto a peça, não tenho a menor dúvida que foi muito boa. Só achei uma pena que não nos tivessem avisado com mais antecedência sobre a mesma e nem nos tivessem enviado a sinopse. Quanto à visita do Museu Marinho também, nós sabíamos que ocorreria, mas não tínhamos conhecimento da data, a mesma só nos foi passada na 4ª feira, juntamente com o horário que cada turma deveria visitar.
Achei também pouco tempo para os alunos observarem a exposição, pois a palestra foi de mais ou menos 20 minutos, sobrando somente 10 minutos para a visualização por parte dos alunos. Esta foi uma semana muito angustiante para mim, pois achei muita coisa diferente para fazer e pouco tempo, para explorar tudo isso como merecia ser explorado. Acabamos por dar pinceladas de cada coisa, o que a meu ver está errado, pois deveríamos ter tempo de aprofundar mais os assuntos, pois eram coisas muito interessantes.
Quanto à leitura do jornal na internet, foi uma surpresa, inclusive para o professor de informática que teimava comigo que não conseguiríamos ler as notícias do dia sem pagar por isso, a turma achou o máximo clicar e ler e gostaram muito também de ver a quantidade de fotos que há em cada reportagem, o que não acontece no jornal impresso.
Foi muito desgastante o fato de a internet estar com problemas e cair o sinal de vez em quando.

Semana 1

Confesso que estava bastante apreensiva com o início deste estágio, pois as colegas que já o fizeram me assustaram bastante, mas com o decorrer dos dias fui vendo que não era nem um bicho de sete cabeças, pois meus alunos estavam conseguindo acompanhar as atividades propostas. Desta forma a apreensão foi dando lugar para a confiança em mim e no meu trabalho.
Surpreendi-me, muito, com a turma quando propus o trabalho com o jornal, pois vi em seus rostinhos um olhar de encantamento e uma vontade enorme de começar o trabalho. Todos quiseram opinar sobre o projeto e tirar suas dúvidas.
No mais a semana transcorreu de forma calma e sem maiores problemas.
Uma atividade que me chamou muito a atenção esta semana foi à confecção das sacolas de jornal, pois apesar de terem gostado da proposta, muitos tiveram dificuldades de entender o que era para fazer, mesmo a professora mostrando o passo- a passo. Nem todos conseguiram fazer suas sacolas, mas os que conseguiram as fizeram muito bonitas e caprichadas. Senti que faltou dedicação de alguns alunos, bem como persistência diante das dificuldades. Notei ainda, que trabalhar em grupos, não é nada fácil, pois minha turma é muito agitada e acaba por mais conversar do que trabalhar.