domingo, 14 de dezembro de 2008

Para Refletir

Concordo com Kant, quando este diz:" O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz".
Porém me pergunto como a escola vê isto, já que tem currículos, lindíssimos, prontos e uma nota a ser atribuída aos alunos que alcançarem os objetivos previstos para determinado tempo, que tambám é previsto pela escola.
Onde fica o tempo de cada aluno? O que é o máximo da escola e o máximo do aluno? São a mesma coisa, ou se diferem?
Em nossas turmas não há ao menos um aluno igual a outro e portanto a perfeiçaõ de cada um difere das dos demais, como querem que avaliê-mos pessoas tão diferentes usando os mesmos instrumentos?
Me pergunto se é justo atribuir uma nota a cada aluno sem considerar que o que para mim não foi nada, para o aluno pode ter sido o resultado de um esforço muito grande, apeser de não ter conseguido atingir o resultado que eu imaginava?
Como resolver isto dentro de nossas escolas?

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