Vejo quanto é importante darmos autonomia a nossos alunos para que se tornem adultos independentes e capazes de tomar decisões com rapidez e clareza.
Sinto que cabe a cada um de nós, como professores o dever de proporcionar a nossos alunos atividades desafiadoras, que os levem a buscar respostar, pesquisar diferentes assuntos e desencadear novos caminhos. Precisamos cada vez mais de sujeitos capazes, criativos e persistentes na busca pelo novo.
Uma pessoa que é desfiada constantemente, desde sua infância, será com certeza um adulto mais feliz e com muito mais chance no mercado de trabalho atual, já que buscamos cada vez mais pessoas que aceitem desafios e que vejam nestes a oportunidade de crescimento.
Devemos sim, deixar que nossos alunos mostrem cada vez mais o que são capazes de fazer e deixemos de lado a padronização, já que não estamos aí para robotizar ninguém e sim para ajudar no progresso de nossos alunos.
Um comentário:
Querida Tatiana:
É muito significativa a tua reflexão. Ao fazê-la, foste movida pelo estudo de algum texto ou algum autor em especial? Caso a resposta seja sim, para qualificar ainda mais a tua postagem, seria interessante que pudesses trazer recorte(s) que servissem de evidência(s) ou argumento(s) para as tuas falas. É também uma forma de registrar ideias importantes, considerando que nem sempre temos a mão o texto na íntegra.
Grande abraço.
Celi
Postar um comentário