quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ensaio de Adorno

             Adorno nos faz pensar sobre a educação, dando maior importância ao fato trabalharmos para que Auschwitz não venha a acontecer novamente.

            Falar de Auschiwitz, como, de política, de religião e de tantos outros assuntos é muito profundo e delicado. O que vem acontecendo à nossa volta, os caminhos que a educação está se direcionando, para onde segue nossa sociedade que destrói, briga e desvaloriza a raça humana? Estes fatores nos apontam para o risco de um regresso e desta forma, quem sabe, uma nova Auschwitz.

                 Olhemos a nossa volta, tudo o que nos cerca : as brigas, o materialismo, o egoísmo. Tudo isto é uma forma de exclusão. Ou seja, cada vez mais excluímos pessoas de perto de nós, cada vez mais nos afastamos da sociedade o dos valores e desta forma abrimos precedentes para que Auschwitz ocorra novamente, desolando nossa sociedade.

                Creio que a escola deva passar por uma remodelação urgente para que possa atender dignamente esta sociedade que evolui e muda a cada dia. Não podemos mais continuar estagnados e parados no tempo como se nada a nossa volta tivesse tido mudanças. Esta mudança  precisa ocorrer primeiramente dentro de cada um de nós.

            Sabemos também, que mesmo a escola estando muito atrasada perante as constantes mudanças da sociedade, ela ainda é, muitas vezes o único refúgio para as crianças, pois é lá que encontram referências morais, já que cada vez mais os pais delegam seus deveres a escolas. Deixando de lado a importância familiar e tudo o que faz parte deste convívio. Hoje vemos muitos pais discursando que os filhos devem ser criados para o mundo e é aí que acontece o grande equívoco pois os pais confundem criar para o mundo com criados pelo mundo, o que é muito diferente.

          

Nenhum comentário: