Esse método, já era usado por Piaget em 1926. E com certeza uma das mais importantes contribuições para a investigação na área da psicologia do desenvolvimento. O Objetivo era a análise do conteúdo do pensamento infantil.
Esse método inclui uma prática de testagem de hipóteses sobre o funcionamento da inteligência de um sujeito enquanto este raciocina. O investigador se utiliza de três tipos básicos de indagações ao sujeito: perguntas de exploração, de justificação e de contra-argumentação.
Possibilita a observação na prática, através da conversação livre com a criança sobre um tema dirigido pelo interrogador que acompanha as respostas da criança, pedindo que justifique, explique, diga o porquê, faça contra sugestões..., permite relacionar, a partir do espontâneo, o universo ao qual a criança busca se adaptar.
Hoje, em sala de aula, até seria possível realizar numa situação de aprendizagem, mas com um número pequeno de alunos,porém é difícil, é um método complexo, o professor precisa conhecê-lo bem, entender sua verdadeira dificuldade, saber observar, sem interromper e ao mesmo tempo buscar resultados justificáveis e compreensíveis. O método ajuda na compreensão do processo, mas não é um método pedagógico para promover desenvolvimento intelectual, não constrói conhecimento.
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