quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O Clube do Imperador

     Olhar este filme é despertar para o verdadeiro sentido do que é ser professor, por tudo o que passamos e pelo importante papel que temos na vida de nossos alunos. São nossas atitudes que servem de base para a formação do caráter deles, principalmente dos alunos do currículo. Hoje cada vez mais os pais deixam de ter tempo para seus filhos e acabam deixando a nós o legado de instruir seus filhos e formar valores que deveriam ser adquiridos em convívio familiar.

     O professor Hundert era uma pessoa justa e com princípios morais muito bem formados, aos quais passava a seus alunos, em suas aulas.     
         É muito bom passar por alunos antigos e ter muita coisa boa para recordar, ver que de alguma forma fizemos a diferença na vida deles e que de alguma maneira os ajudamos a ser o que são hoje. É claro que não conseguimos o sucesso com todos, como no caso do filme, mas se ao final de nossa carreira tivermos ajudado ao menos um aluno a se tornar uma pessoa melhor, todo o nosso esforço já terá valido a pena, pois fizemos a diferença para alguém.

     Temos também que ter a humildade de saber reconhecer nossos erros e de não super valorizá-los e nem fazer deles o martírio de nossas vidas. Um grande exemplo deu o professor Hundert, que mais de 20 anos passados do erro que cometeu, ao reencontrar o aluno Martin teve a humildade de lhe contar o que havia feito e demonstrar seu arrependimento. Maior ainda foi a hombridade de Martin que soube perdoar seu professor e entendeu seus motivos.

 

Nenhum comentário: