SENSÓRIO-MOTOR: Nesta fase que vai desde o nascimento até mais ou menos até os dois anos de idade, a criança está em busca da visualização dos objetos e inicialmente só conseguindo percebê-los e mais tarde notando que mesmo quando o objeto é tirado do seu campo de visão este pode retornar. Nesta fase a criança precisa de muito estímulo visual, pois é através da experiência imediata que a criança sente e percebe o que está acontecendo. Esta fase precisa ser muito estimulada, pois é através do sucesso dela que o bom desenvolvimento das fases seguintes ocorrerá.
PRÉ-OPERATÓRIO: Esta fase vai de mais ou menos os dois anos de idade até aproximadamente os sete anos, nesta fase a criança já consegue fazer representações mentais da realidade. A partir daí o pensamento dará origem à linguagem, já que é nesta fase que a criança mais amplia seu vocabulário. Aqui a criança já é capaz de realizar imitações (de sua família, professora, colegas,...), seus desenhos começam a ganhar forma, é nesta fase que a criança cria os amigos imaginários, já que é capaz de sonhar e ter devaneios. Nesta fase a criança é muito egocêntrica e não consegue lidar com idéias diferentes das suas e seu pensamento é irreversível, ou seja, a criança não é capaz de entender que o mesmo caminho feito para ir a um determinado ponto deve ser feito ao contrário para retornar ao ponto inicial.
OPERATÓRIO-CONCRETO: Esta fase vai de mais ou menos sete anos de idade até aproximadamente os doze anos da criança, a marca desta fase está justamente na capacidade que a criança desenvolve de reversibilidade do pensamento. Agora a criança já é capaz de realizar operações e ações mentais, embora ainda limitadas. Nesta fase a criança já é capaz de cooperar com colegas e compreender o ponto de vista dos demais, já que sempre procura justificar suas opiniões e quando necessário busca provas para a aceitação de suas idéias. A criança já é capaz de classificar e seriar, ter noção de peso, volume, comprimento, área e volume espacial desenvolve também o conceito de número. A criança precisa e muito do concreto para realizar as tarefas que lhe são propostas (como exemplos: material de contagem, blocos lógicos,...)
OPERATÓRIO-FORMAL: Esta fase inicia-se por volta dos doze anos de idade e vai pelo resto da vida da pessoa, o que marca esta fase é o fato de poder estabelecer relações entre diferentes teorias, sem precisar o concreto para entendê-las. A pessoa passa a poder criar um mundo de possibilidades para uma mesma teoria, onde o real é a única coisa limitada desta prática. È nesta fase que passamos a trabalhar com o pensamento hipotético-dedutivo.
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