quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Trabalhando o Concreto

Muitas vezes paro e me pergunto como trabalhar o concreto com meus alunos de 4º ano, se estes já se julgam grandes e dispensam aquilo que dizem ser trabalhinhos de criança. Mas o que eles são aos 9 anos de idade, se não crianças? Será que já se acham tão grandes assim? Ou acham que já sabem tudo e não tem mais o que aprender? Quem sabe um pouco de cada coisa? A única certeza nisto tudo é que são pequenos e que mesmo não querendo ou gostando precisam e muito ainda do trabalho com material concreto. Vejo como primordial este tipo de trabalho, principalmente na matemática que é muito abstrata e que se não for bem trabalhada nesta fase deixará seqüelas irreparáveis no aprendizado deste aluno. Na maioria das vezes eles relutam para realizar estes trabalhos, mas acabam fazendo o que peço e nem se dão conta do quanto estão aprendendo com isto. Para nós também é assim, pois muitas vezes não adianta de nada as outras pessoas nos advertirem sobre algo que queremos, já que insistimos fazemos, quebramos a cara e só aí aprendemos a lição. E na maioria das vezes nem nos damos conta de que já tínhamos sido advertidos contra isso. Acho que a lei é esta: lutamos contra o obvio e mesmo assim acabamos aprendendo mesmo que contra a nossa vontade.


Nenhum comentário: